sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CITOLOGIA: ORGANELAS CITOPLASMATICAS






CITOPLASMA: Compreende toda a região interna da célula delimitada pela membrana plasmática; nas células eucariotas, é a região compreendida entre a membrana plasmática e a membrana nuclear.   
Ø  HIALOPLASMA: Também conhecido por matriz citoplasmática, citoplasma fundamental ou citosol, o hialoplasma está presente em qualquer tipo de célula e se constitui numa mistura formada por água, proteínas, aminoácidos, açúcares, ácidos nucleicos e íons minerais.

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

1.      RIBOSSOMOS: Organela não membranosa, encontrada em células procariotas e eucariotas, ou seja, presente em todas as células. Também conhecida como granulo de Palade ou orgânulo universal. FUNÇÃO: Síntese de proteínas para consumo interno das células.

2.      RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO OU GRANULAR: Conjunto de canais e cavidades achatadas, delimitados por membranas, com vários ribossomos na parte externa, é bem desenvolvido em células glandulares. FUNÇÃO: Síntese de proteínas de membrana e para consumo extracelular. Ex: Proteínas carreadoras e insulina.

3.      RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO é formado por cavidades tubulares também delimitadas por membranas só que sem ribossomos. FUNÇÃO: Desintoxicação do organismo (70% do álcool é quebrado no RL), produção de lipídios (sobretudo o esteroide, colesterol – hormônios esteroides) e armazenagem de substâncias (Ca²+).

4.      COMPLEXO DE GOLGI: Sistema de bolsas membranosas achatadas e empilhadas, denominados de dictiossomos ou golgiossomos. Seus sáculos lameliformes têm duas faces: CIS (FORMATIVA) que está voltada para o R.E.R , TRANS (MATURAÇÃO) voltada para a membrana plasmática. É considerado por alguns autores como uma porção hipertrofiada do RE. FUNÇÃO: Secreção de substâncias (muco) e proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso (insulina).

5.      LISOSSOMOS: São pequenas vesículas lipoproteicas, originarias do complexo de golgi, as quais possuem em seu interior enzimas ácidas. FUNÇÃO: Captura e degradação de pequenas moléculas orgânicas, ou seja, digestão celular. Os lisossomos podem também remover organelas ou partes desgastadas da célula ou que não são mais necessárias. A digestão realizada pelos lisossomos pode ser dos tipos: Heterofagia (digestão heterofágica): Consiste na digestão de material exógeno, isto é, material proveniente do meio extracelular e que penetra na célula por endocitose (fagocitose ou pinocitose). Autofagia (digestão autofágica): Consiste na digestão de material endógeno, isto é, material do próprio meio intracelular. Às vezes, certas organelas citoplasmáticas tornam-se inativas, deixando de realizar suas funções. Nesse caso, a organela inativa será digerida pelas enzimas lisossômicas. Ocorre também no lisossomo um processo denominado AUTÓLISE, auto destruição celular, este processo pode ser uma autólise positiva (propositalmente, como na apoptose) ou autólise negativa (em processos patológicos, como na silicose).

6.        PEROXISSOMOS: Organelas com enzimas em seu interior, especificamente a catalase. FUNÇÃO: Degradação da água oxigenada ou peróxido de hidrogênio (H2O2), do álcool (30%). Responsáveis por eliminar das células determinados resíduos tóxicos. Podem também participar da conversão de gordura em glicose.
7.      MITOCONDRIA É uma das organelas mais importantes da célula, uma vez que é responsável pela etapa final da respiração celular. A mitocôndria é uma organela diferenciada uma vez que tem a seguintes características: Membrana dupla, DNA próprio (OBS: Só é passado pela mãe), autoduplica-se. FUNÇÃO: Produção de energia celular, através da síntese de ATP.

8.      CLOROPLASTO: É uma organelas do grupo dos plastos (são vesículas discoides delimitadas por membranas), podem ser incolores chamadas de leucoplastos, ou coloridos, com pigmentos em seu interior no caso do cromoplastos, este ultimo é encontrado em células vegetais,  pois possuem clorofila. Esta organela também possui membrana dupla, DNA próprio e autoduplica-se. FUNÇÃO: Realização de fotossíntese.

9.      VACUOLOS: São cavidades do citoplasma delimitadas por membranas e constam no seu interior diversas substancias. São eles: VACÚOLOS DIGESTIVOS (fagossomos e pinossomos), VACÚOLOS CONTRÁTEIS OU PULSÁTEIS, VACÚOLOS DE SUCO CELULAR.


REFERÊNCIA: LOPES, SÔNIA, and Sergio Rosso. "Bio: volume 1." (2010) ; LEMOS, MARCOS, biologia volume 4 apostila biologia, EDITORA BERNOULLI.
                                                      

2 comentários: