Carboidratos são moléculas
orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio.
FUNÇÃO: Energética
e estrutural. Garantem que as células tenham energia para realizar as funções metabólicas.
O SER VIVO SE REPRODUZ, SE DESENVOLVE, SE LOCOMOVE E TUDO DEPENDE DE ENERGIA, A PRIMEIRA FONTE DE ENERGIA A SER UTILIZADA SÃO OS CARBOIDRATOS.
De acordo com a complexidade de suas moléculas, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
- MONOSSACARÍDEOS: São carboidratos simples altamente solúveis em água, os quais variam entre si na quantidade de carbono que possuem.
FORMULA GERAL: CnH2nOn = Cn(H2O)n, em que n pode variar de 3 a 7.
TIPOS DE MONOSSACARÍDEOS
- TRIOSES: C3H6O3
- TETROSES: C4H8O4
- PENTOSES: C5H10O5 : FUNÇÃO ESTRUTURAL
- RIBOSE (RNA E ATP)
- DESOXIRRIBOSE (DNA)
?? : ISSO MESMO, NO DNA E RNA TAMBÉM TEMOS CARBOIDRATOS, CONTUDO ELE ESTÁ EXERCENDO FUNÇÃO ESTRUTURAL NAS MACROMOLÉCULAS.
- HEXOSES: C6H12O6 : FUNÇÃO ENERGÉTICA
- GALACTOSE
- GLICOSE
- FRUTOSE
OBS: As hexoses, especialmente a glicose, são utilizadas para a obtenção de energia por meio das reações químicas da respiração celular.
- HEPTOSES :C7H14O7
- OLIGOSSACARÍDEOS: São carboidratos resultantes da união de poucos (2 a 10) monossacarídeos iguais ou diferentes. Conforme o número de monossacarídeos que se ligam, podem ser classificados em dissacarídeos, trissacarídeos e assim por diante. Os dissacarídeos são os oligo mais importantes.
?? : OLIGO SIGNIFICA POUCO.
- DISSACARÍDEOS: União de 2 monossacarídeo através da ligação glicosídica. São eles:
LACTOSE: GLICOSE + GALACTOSE ( Encontrada no leite)
SACAROSE: GLICOSE + FRUTOSE ( Encontrada na cana de açucar)
MALTOSE: GLICOSE + GLICOSE (Encontrada no malte)
OBS: A formação do dissacarídeo é uma reação de desidratação, ou seja, perde água (H2O).
- POLISSACARÍDEO: São os carboidratos mais complexos. Suas macromoléculas resultam da união de muitas unidades de monossacarídeos (às vezes, milhares delas). São, portanto, polímeros de monossacarídeos. Podem ser estruturais ou energéticos.
ESTRUTURAIS
- CELULOSE:A celulose é o carboidrato mais abundante na natureza. Sua macromolécula resulta da associação de unidades de glicose. Sua função é tipicamente estrutural, uma vez que é o principal componente da parede celular (revestimento mais externo) das células vegetais.
OBS: APENAS ALGUNS ORGANISMOS POSSUEM A ENZIMA CELULASE, QUE DEGRADA A CELULOSE, OS RUMINANTES É UM DESSES ORGANISMOS POIS POSSUEM EM SEU ESTÔMAGO MICRORGANISMOS QUE LIBERAM A ENZIMA.
- QUITINA: É um polissacarídeo nitrogenado, duro, resistente e insolúvel em água. É um polímero de N-acetil glicosamina. Tem função estrutural, sendo encontrado no exoesqueleto dos artrópodes e na parede celular dos fungos
RESERVA ENERGÉTICA
- AMIDO: É um polímero formado por unidades de glicose, sendo encontrada apenas nos vegetais, nos quais fica armazenada, principalmente, em certos tipos de caule (como a batatinha), raízes (mandioca,por exemplo) e sementes (milho, trigo, feijão, etc.). Nos vegetais, o amido tem a função de ser uma importante reserva energética, uma vez que é a forma como os vegetais armazenam em suas células a glicose que não está sendo consumida.
- GLICOGÊNIO: Resulta da união de unidades de glicose. Esse polissacarídeo é encontrado em animais e em fungos e tem função de reserva energética, uma vez que é a forma como os animais e também os fungos armazenam glicose em suas células. Diz-se, portanto,que o glicogênio é o material de reserva dos animais (e também dos fungos). Em nosso organismo, por exemplo, o glicogênio é encontrado nas células do fígado e nas células musculares.
REFERÊNCIA :LOPES, SÔNIA, and Sergio Rosso. "Bio: volume 1." (2010) ; LEMOS, MARCOS, biologia volume 2 apostila biologia, EDITORA BERNOULLI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário