sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CITOLOGIA: MEMBRANA PLASMATICA

É a parte da biologia que estuda a constituição, a estrutura e a função da unidade morfofisiológica básica dos seres vivos, a célula.

O QUE É A CÉLULA?

É a menor unidade morfofisiológica dos seres vivos, é uma unidade constituinte dos seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos unicelulares ou formar tecidos organizados, os pluricelulares. A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.

TIPOS CELULARES

 PROCARIOTICAS São células primitivas e que não possuem carioteca (envoltório nuclear).

  EUCARIOTICAS: São células que possuem a carioteca, membrana nuclear que separa o material genético do citoplasma.

TIPOS DE SERES CELULARES

·         UNICELULARES: São seres formados por uma única célula. Exemplos: bactérias, ciano bactérias, micoplasma, protozoários e alguns vírus.

·      PLURICELULARES OU MULTICELULARES: São seres formados por mais de uma célula. Exemplo: animais e plantas.

DIFERENCIAÇÃO CELULAR

INDIFERENCIADAS: São células que não possuem nenhum tipo de especialização, são células totipotentes. Ex.: Zigoto e as células embrionárias.

 DIFERENCIADAS: se adaptadas a uma função especifica. Ex.: Células hepáticas, musculares, ósseas, nervosas, entre outras.

DESDIFERENCIADAS: células que perdem sua especialização e começam a se dividir descontroladamente. Ex.: Células cancerígenas.

ESTRUTURA CELULAR

    MEMBRANA PLASMÁTICA

É também conhecida como membrana citoplasmática ou plasmalema, é uma fina película que envolve e protege a célula, visível apenas ao microscópio. É conhecida como mosaico fluido por conta da sua composição e pode ser encontrada nos eucariotos e também nos procariotos.


COMPOSIÇÃO

·         BICAMADA LIPIDÍCA: FOSFOLIPIDÍOS
·         PROTEINAS INTEGRAIS (INTRINSECAS- 70%) PERIFERICAS (EXTRINSECA)
·         GLICIDIOS: GLICOCALIX
·         COLESTEROL ( SOMENTE NA MEMBRANA PLASMATICA DOS ANIMAIS COM EXCESSÃO DO MICOPLASMA)

ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA

São modificações ou especializações que a membrana de cada célula apresenta a fim de desempenhar melhor a função celular. São elas microvilosidades, desmossomos, interdigitações, junções comunicantes, plasmodesmo.


·         MICROVILOSIDADES: São conhecidas também como borda ou orla em escova, elas são projeções para fora da superfície da membrana que lembram minúsculos dedos. Está forma permite aumentar a superfície de contato, aumentando também a absorção. Encontra em células intestinais,dos túbulos renais e das tubas uterinas.

·         DESMOSSOMOS: Também chamado de mácula de adesão, são modificações que aparecem nas membranas próximas das células vizinhas. Notadamente no tecido epitelial. Sua finalidade é promover uma coesão (união) entre as células.

·         INTERDIGITAÇÕES: São projeções laterais da membrana plasmática de uma célula que se encaixa em depressões da membrana de uma célula vizinha, formando dobras que permitem uma maior coesão das células. Tipico de células epiteliais.

·         JUNÇÕES COMUNICANTES: É uma estrutura formada por tubos proteicos paralelos que atravessam a membrana de duas células vizinhas, estabelecendo entre elas uma comunicação que permite a troca e passagem de certas substâncias, com exceção de macromoléculas. Pode ser chamada também de gap ou nexos. Exemplos: Células musculares lisas, epiteliais, musculares cardíacas e nervosas.

·         GLICOCALIX: Conjunto de glicoproteínas e glicolipidios, que tem como função adesão de partículas, proteção contra choque mecânico e reconhecimento celular e de partículas.

·         PLASMODESMOS: São exclusivos de células vegetais. São pontes citoplasmáticas que permitem a troca de substancias de uma célula a outra.

REFERÊNCIA: LOPES, SÔNIA, and Sergio Rosso. "Bio: volume 1." (2010) ; LEMOS, MARCOS, biologia volume 3 apostila biologia, EDITORA BERNOULLI.

2 comentários: